Texto nº 35 da Série Estudos Econômicos – CAEN está disponível para leitura

Data de publicação: 2 de maio de 2019. Categoria: Notícias

O texto nº 35 da Série Estudos Econômicos – CAEN está disponível para leitura acessando o link abaixo.

Nº 35 – Uma Nota sobre os Determinantes Econômicos da Corrupção Governamental dos Estados Brasileiros
Autores: Paulo Rogério Faustino Matos (Docente CAEN/UFC) e Wilma Marques de Oliveira (Mestre MESP/PEP/UFC – Auditor CGE-Ce)

Resumo:

Este artigo agrega à discussão sobre determinantes da corrupção governamental nos estados brasileiros. O exercício empírico segue a literatura internacional relacionada ao visar modelar o impacto de variáveis econômicas observáveis. Segundo as estimações do painel balanceado dinâmico durante uma década, a corrupção dos governos estaduais não parece seguir um ciclo vicioso. Evidencia-se ainda que estados com população mais instruída, menor riqueza e desigualdade são menos propícios a esta prática indesejável. Esta vertente de pesquisa parece ser relevante em um país, cujo uso ineficiente, desequilibrado intertemporalmente e pouco transparente do recurso público parece estar comprometendo o crescimento, e a obtenção de melhores indicadores de desigualdade e pobreza.

Abstract:

We add to the discussion on drivers of governmental corruption in the Brazilian states. Our empirical exercise follows the related international literature aiming to model the impact of observable economic variables. According to our main estimates of the dynamic balanced panel for a decade, the corruption of state governments does not seem to follow a vicious cycle. We also find that states with more educated population, lower wealth and inequality are less favorable to this undesirable practice. This research aspect seems to be relevant in a country whose inefficient, intertemporal and nontransparent use of the public resource seems to be compromising growth, and obtaining better indicators of inequality and poverty.