Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Economia

Área do conteúdo

Planejamento Estratégico

Mapa Estratégico da UFC

 

Plano Estratégico do CAEN 2021-2024

O Mapa Estratégico do CAEN segue o da UFC. Em linhas gerais:

Nossa MISSÃO é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos e científicos.

A VISÂO do CAEN caracteriza-se pela busca do reconhecimento nacional e internacional, pela formação de profissionais de excelência, pelo desenvolvimento da ciência e pela inovação.

Desta forma, nosso OBJETIVO GERAL é fornecer conhecimento teórico e aplicado de qualidade aos seus alunos na Área de Concentração de Economia.  Os OBJETIVOS ESPECÍFICOS consistem na formação de recursos humanos (mestres e doutores) capazes de: a) conduzir pesquisas acadêmicas de fronteira, com elevada inserção econômica e social e reconhecida qualidade internacional; b) formar capital humano para atuar nas instituições públicas e privadas.

Resumo das METAS para o quadriênio: Aumentar Rede de Pesquisa, Continuar a Qualificação do Ensino e dos Professores para aumentar a Publicação e continuar melhorando a educação fornecida.

Resumo das AÇÕES:

– Melhoria na estrutura física através de projeto para expansão e melhorias da estrutura física.

– Internacionalização: o CAEN pretende continuar enviando professores e alunos para pós-doutorados e estágios (doutorado sanduíche) em universidades de referência. Está previsto para 2021 novos editais PRINT, do qual já participamos com o departamento de Matemática (nota 7) da UFC. Esse programa, prevê recursos financeiros para a vinda de docentes estrangeiros e a saída de docentes e discentes para programas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Através dele, pretende-se continuar a contratação de professores visitantes de reconhecidas universidades internacionais e proporcionar oportunidades de doutorado sanduíche para alunos e pós-doutorados para professores no exterior.

– Ensino: O CAEN pretende ampliar a oferta de cursos de ‘softwares’ estatísticos/econométricos e de manipulação de base de dados para os alunos da pós-graduação e graduação. Pretende-se ampliar os ciclos de seminários. Convidar nossos egressos com boa inserção para mostrar como a pós-graduação foi importante para o desenvolvimento dos mesmos.

– O curso também prevê a manutenção e expansão das atividades de interação com a graduação e inserção social, através de programas como PET e PIBIC. A inserção social continuará a ser promovida pela divulgação de trabalhos dos professores, dos laboratórios e da influência dos pesquisadores formados no CAEN em outros órgãos, como IPECE, CGU, BANCO CENTRAL, etc. Pretende-se estimular a criação de redes de pesquisa interna, através da formação de grupos de pesquisa e, sempre que possível, vinculá-las a outras redes.

Acessar Ir para o topo