Professor José Raimundo Carvalho (CEA/EIDEIA E CAEN/UFC) é o Novo Presidente Nacional do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV)

Data de publicação: 13 de maio de 2022. Categoria: CEA/EIDEIA

Em reunião realizada no dia 03/05/2022, os Diretores dos Institutos/Centros de Estudos Avançados de todo o Brasil (Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Instituto de Estudos Transdisciplinares da UFMG, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto de Estudos Avançados e Convergentes UFSP, Instituto Mercosul de Estudos Avançados UNILA, Centro de Estudos Avançados da UFPE, Instituto de Estudos Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB e Colégio de Estudos Avançados/EIDEIA da UFC) que fazem parte do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV), em Assembleia convocada para este fim, elegeram o novo Presidente do Fórum, Prof. José Raimundo Carvalho (Diretor do CEA/EIDEIA/UFC e Professor do CAEN/UFC) para o período de 4 de maio de 2022 a 3 de maio de 2024 (ver ata).

O Fórum é o representante nacional dos centros e instituições de estudos avançados em universidades e instituições de pesquisas públicas e privadas no Brasil e se propõe a desenvolver iniciativas e programas visando a integração entre universidades, governo, empresas e organizações sociais, por meio da construção de redes de produção de conhecimento, dando efetividade à política nacional de ciência e pesquisa interdisciplinar contidas no Planejamento Estratégico do CNPq 2015 (2014) e o Plano Nacional de Pós-graduação 2011-2020 da CAPES (2010).

O professor José Raimundo Carvalho afirma que “O FOBREAV representa o movimento intelectual e científico inter e transdisciplinar do Brasil, congregando grandes cientistas e instituições nacionais em todas as áreas de conhecimento. Nesse sentido, minha eleição é, simultaneamente, uma honra, uma grande responsabilidade e uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e institucional da UFC.” O FOBREAV foi criado em 2015 pela “Carta de Belo Horizonte”, por representantes do ILEA/UFRGS, IEAT/UFMG, Colégio Brasileiro de Altos Estudos/UFRJ, PENSES/UNICAMP, Colégio de Estudos Avançados/UFC, IEA/USP, Instituto de Estudos da América Latina/UFPE, IMEA/UNILA e UFBA, e hoje já possui 11 membros.

Ontem, o Professor José Raimundo Carvalho foi recebido, na sede da Reitoria, pelo Prof. Cândido Albuquerque (Reitor da UFC), pelo Prof. Glauco Lobo (Vice-Reitor da UFC) e pelos demais gestores e cientistas da UFC e apresentou suas propostas e linhas de ação. “Nesse momento, eu e a Profa. Ana Célia Castro da UFRJ (Vice-Presidente do FOBREAV) gostaríamos de comunicar oficialmente ao Reitor da UFC e a toda a comunidade científica da UFC a nossa investidura e nosso interesse em articular ações com a UFC e com a comunidade científica cearense, reafirmando o vigor e importância do movimento inter e transdisciplinar na universidade moderna, tanto nas ações de pesquisa quanto naquelas de internacionalização”, finaliza o professor Carvalho.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho (josecarv@ufc.br)