Português

Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Mestrado na área de concentração em Finanças e Seguros abrange um conjunto de componentes curriculares definidos como disciplinas (obrigatórias e opcionais) e atividades acadêmicas, aos quais são atribuídos créditos e cuja integralização fará parte dos requisitos necessários à obtenção do diploma.

A. Disciplinas Obrigatórias

Código Disciplina Carga Horária Crédito(s)
 EFP700 Matemática 16 1
 EFP7011 Estatística 32 2
 EFP702 Econometria 32 2
EFP7277 Seminário de Pesquisa 16 1
EFP7333 Risco e Gerência de Investimentos 32 2
EFP7355 Fundamentos de Microeconomia Aplicada 32 2
EFP7366 Fundamentos de Macroeconomia Aplicada 32 2
EFP7500 Fundamentos de Engenharia Financeira 16 1
EFP7511 Opções, Futuros e Outros Derivativos 32 2
EFP7522 Gerenciamento de Risco 16 1
EFP7533 Gestão de Risco Atuarial 32 2
EFP7544 Finanças Corporativas 32 2
Total  320 20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

B. Disciplinas Optativas

Código Disciplinas* Carga Horária Crédito(s)
EFP7555 Finanças Internacionais  32 2
 EFP7566 Banking 32 2
 EFP7577 Finanças Corporativas II 32 2
 EFP7588 Microcrédito 32 2
EFP7599 Finanças Empíricas 16 1
EFP7600 Mercado Financeiro, Técnica Fundamentalista e Análise Gráfica 32 2
EFP7611 Avaliação de Investimentos e Opções Reais 16 1
EFP7622 Análise de Conjuntura Macroeconômica 16 1
EFP7633 Teoria do Risco 32 2
EFP7644 Gestão Financeira dos Fundos de Pensão 32 2
EFP7655 Sistemas de Previdência 32 2
EFP7666 Tópicos em Seguros I 32 2
EFP7677 Planos de Saúde 16 1
EFP7688 Métodos Financeiros Aplicados a Seguros 16 1
EFP7699 Resseguros 16 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Disciplinas ofertadas sob demanda. Nem todas as disciplinas optativas são ofertadas anualmente.


C. Atividades Acadêmicas  Obrigatórias

Código Atividades Acadêmicas Carga Horária Crédito(s)
EFP0050 Qualificação 16 1
EFP0109 Proficiência 16 1
EFP0144 Estágio à Docência 64 4
EFP7999 Dissertação 96 6
Total 192 12

 

EMENTAS

Análise de Conjuntura Macroeconômica

Avaliação de Investimentos e Opções Reais
Decisões Financeiras de longo prazo: Decisões de investimento e dimensionamento dos fluxos de caixa; Métodos de avaliação econômica de investimentos. Avaliação de empresas: Metodologia básica de avaliação; Abordagem de fluxos de caixa líquidos da empresa; Avaliação por fluxo de caixa descontado; Índices Preço/Lucro, Preço/Valor contábil e Preço/Vendas; Avaliação na prática. Opções reais: Teoria de apreçamento de opções reais; Aplicações da teoria de apreçamento de opções à avaliação do patrimônio líquido. Avaliando contratos futuros.

Banking
Intermediação financeira: Intermediários financeiros e assimetria de informação. Contrato de depósito a vista: Instituições com depósito bancário e instituições prestadoras de serviços; Risco; Regulação; Governança. Gerenciamento de ativos e passivos.

Econometria
Análise de Regressão Simples. Análise de Regressão Múltipla. Violações das Hipóteses Básicas do Modelo de Regressão Múltipla. Regressão sobre Variáveis Dummy. Modelo de Equações Simultâneas. Estudos de Casos.

Estatística
Estatística Descritiva. Noções de probabilidade. Variáveis Aleatórias. Esperança Matemática e Variância de uma V.A. Principais Distribuições de Probabilidade. Inferência Estatística. Teste de Hipóteses.

Finanças Corporativas
Revisitando a estrutura de capital: O modelo de Modigliani-Miller; A teoria dos custos de monitoramento; Assimetria de informação. Emissão de ativos: IPO´s; Intermediação dos bancos; SPO´s; Escolha entre mercado público e privado. Restrições de financiamento e liquidez. A evolução da indústria, fusões e reestruturação de capital: Equilíbrio na indústria; Fusões e aquisições; Controle corporativo. Alocação de recursos financeiros, Conglomerados e a organização da firma: Teoria; Evidências empíricas. Contratos financeiros. Intermediação financeira. Política de dividendos. Governança Corporativa. Finanças corporativas comportamentais.

Finanças Empíricas
Introdução: Notação e definições; Eficiência de mercado; Lei das expectativas iteradas. Previsibilidade de retornos de ativos: Tipos de passeio aleatório; Testes de identificação. Microestrutura de mercado: Sincronia das transações; Spread; Modelagens alternativas. Análise de eventos: Exemplos; Modelagem; Retornos abnormais; Teste não-paramétricos; Modelos cross-section. Estimação de modelos de apreçamento: CAPM; Modelos multifatores. GMM. Modelos GARCH.

Finanças Internacionais
Introdução aos mercados financeiro e cambial. Modelagem de previsão de câmbio no longo e médio prazos: Modelo de Mundell-Flemming; Modelos de portfolio; Paridades coberta e descoberta da taxa de câmbio; Puzzles no mercado de câmbio. Modelagem de previsão de câmbio no curto prazo: Microestrutura do mercado de câmbio; Modelos econométricos. Finanças internacionais comportamentais: Decisões racionais e a psicologia do mercado de câmbio; Expectativas no mercado de câmbios.

Fundamentos de Engenharia Financeira
Juros. Regimes de Capitalização. Fluxos de Caixa. Equivalência de Fluxos de Caixa. Valor Atual e Custo de Oportunidade do Capital. Risco e Valor Atual. Métodos Alternativos ao Valor Atual.

Fundamentos de Macroeconomia Aplicada
Análise macroeconômica. Principais modelos macroeconômicos. Tópicos em contabilidade nacional. Demanda e oferta agregada. Equilíbrio macroeconômico. Juros. Inflação. Câmbio e Crescimento econômico.

Fundamentos de Microeconomia Aplicada
Equilíbrio. Teoria do consumidor. Teoria da firma. Estrutura de mercado.

Gerenciamento de Risco
Value at risk: A medida VaR; Simulação Monte Carlo; Modelagem linear; Modelagem quadrática; Teste de Stress; Back testes; Análise de principal componente; Aplicações. Estimação de volatilidade: Modelagem exponencial; Modelos GARCH; Máxima verossimilhança; Extração de volatilidade; Variância realizada e volatilidade; Volatilidade estocástica.

Gestão de Risco Atuarial
Fundamentos de risco e seguro. Entidades operadoras de riscos: empresas de seguro, previdência aberta e capitalização, entidades fechadas de previdência, bancos e instituições financeiras, previdência oficial. Instituições reguladoras e normativas. Tipos de riscos de seguradoras: subscrição, crédito, mercado, operacional, despesas, volatilidade, eventos extremos. Tipos de risco de entidades fechadas de previdência: planos de benefício definido e de contribuição definida; Escolha das tábuas, taxa de contribuição, premissas atuariais: crescimento de salário e benefício, rotatividade, taxas de juros, novos entrantes, etc.; alteração das hipóteses atuariais. Precificação de Riscos. Constituição de Reservas e Avaliação de Passivos: Conceito de reserva; Mensuração de passivos; Reservas nos ramos vida e previdência: Reservas no ramo não-vida. Solvência: Conceito; Solvência estática e dinâmica; Fatores que influenciam a solvência; Métodos de avaliação da solvência.

Gestão Financeira dos Fundos de Pensão
Aspectos gerais dos fundos de pensão: Tipos de Planos Oferecidos; Teoria da Previdência Complementar; Definição dos Métodos de Custeio. A Gestão financeira de longo prazo: peculiaridades; A diversificação de carteiras; Gestão com derivativos; Avaliações de Desempenho. A gestão de ativos: métodos de otimização estática e dinâmica: Gestão de Ativo e Passivo (ALM).

Matemática
Conceitos básicos de Derivada. Maximização não-condicionada. Maximização condicionada.

Mercado Financeiro, Técnica Fundamentalista e Análise Gráfica
Instrumentos Financeiros: Ativos do mercado monetário; Ativos do mercado de capitais; Mercado acionário no Brasil; Mercado de Fundos de Investimento no Brasil. Estrutura de Mercado e Intermediação Financeira: Mercados Primário e Secundário. Títulos de renda fixa: Preço e rendimento dos bônus; Estrutura a termo das taxas de juros e seus derivativos; Gerenciamento de carteiras de renda fixa. Avaliação de ações. Gerenciamento ativo de carteiras: Avaliação de performance; Diversificação internacional; O processo de gerenciamento de carteira; Teoria do gerenciamento ativo de carteira. Medida Martingal: Tempos discreto e contínuo. Modelo microfundamentado de apreçamento de ativos: Introdução ao CCAPM. Fundamentos: Previsibilidade do mercado financeiro; Tipos de gráficos. Suporte e resistência: Compradores e vendedores; Tendências; Gráficos e Figuras. Padrões Candlestick: A lógica do comportamento do mercado; Reversão. Indicadores: Análise técnica computadorizada; Médias móveis; MACD; Osciladores; Índice de força relativa. Gerenciamento de risco e estratégias de operação.

Métodos Financeiros Aplicados a Seguros
Finanças e Seguros: A influência da Teoria do Portfólio na análise da demanda e oferta de seguros. CAPM e Option Pricing Theory aplicada a seguros. Seguros e Finanças Corporativas.

Microcrédito
História do microcrédito: A experiência do grameen bank; O microcrédito no brasil. Tipologia do microcrédito: Classificações por tamanho da empresa, por tipo de atividade, por incidência de risco (individual ou de grupo), por tipo de destinatário e por tipo de administração. Aspectos teóricos do microcrédito: Fundamentos do microcrédito como política de desenvolvimento; Fundamentos microeconômicos; Avaliações de risco com colaterais de grupo; O problema do “risco moral” em empréstimos de grupo. Programas de
microcrédito: Entidades administradoras de programas (ong, oscip, fundos públicos, sociedades de crédito e bancos privados); Organização administrativa; Seleção de microempreendedores; Acompanhamento dos beneficiários; Suporte econômico; Suporte técnico; Incentivos e punições. Avaliação dos programas de microcrédito: Indicadores de eficácia; Monitoramento x impacto; Modelos empíricos de monitoramento; Modelos empíricos de impacto.

Opções, Futuros e Outros Derivativos
Introdução aos mercados de derivativos. Mercado futuro: Mecanismo dos mercados futuros; Determinação dos preços nos mercados de futuros e a termo; Estratégias de hedge usando futuros. Swaps: Mecanismos e aplicações. Mercados de opções: Mecanismos; Tipos de opções; Propriedades das opções de ações; Estratégias usando opções; Modelo Binomial. Outros Derivativos.

Planos de Saúde
O setor de planos de saúde no Brasil: Breve histórico; A agência reguladora de Saúde Suplementar; Tipologia das seguradoras e dos planos de saúde: Classificações por tipo de cobertura de serviços, por abrangência geográfica, por formas e pagamento. Demanda por saúde: Demanda versus necessidade; Modelos empíricos de Demanda por serviços de saúde; Risco moral e seleção adversa. Avaliações econômicas: O que é uma avaliação econômica; Análise de custo-benefício; Análise de custo-efetividade.

Resseguros
Definição e Origem histórica. Funções do Resseguro. Mercado de Resseguro: Tipos e Formas de Resseguro. Resseguro Financeiro. Derivativos em Resseguro: Futures catastróficos; Options Catastróficas; Call option spreads; Outros instrumentos derivativos.

Risco e Gerência de Investimentos
Revisão de Matemática Financeira, Mercados Financeiros e Instrumentos Financeiros, Teorias de Carteira, Modelos de Apreçamento de Ativos, Eficiência de Mercado e Evidências Empíricas.

Seminário de Pesquisa

Sistemas de Previdência
O Sistema de Previdência Social no Brasil: Histórico, Funcionamento, Legislação Básica da Previdência Social. Experiência Internacional dos Sistemas de Previdência Social: Características e Reformas dos Sistemas de Previdência Social no Mundo. Métodos de Financiamentos: Regimes Financeiros de Repartição Simples, Repartição de Capitais de Cobertura, Capitalização e Capitalização Virtual. Regimes Próprios de Previdência Social: Gestão de um Regime Próprio de Previdência Social; Estrutura funcional e organizacional; Regras de Aposentadoria; Gestão de ativos e passivos dos Institutos de Previdência.

Teoria do Risco
A Teoria da Utilidade e Seguro. Distribuições de Severidade. Distribuições de Frequência. A Teoria do Risco Clássica: Modelo do Risco Individual; Modelo do Risco Coletivo; Teoria da Ruína. Aplicações de Teoria do Risco.

Tópicos em Seguros I
Visão geral do mercado de seguros. A Economia do Seguro. Demanda por Seguro. Tópicos Relevantes sobre o Mercado de Seguros: Subscrição e Seleção de Riscos. Ciclos de Subscrição. Regulação do Seguro. Resseguro.

OBSERVAÇÃO: As ementas das disciplinas estão em processo de revisão.