Português

Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Mestrado na área de concentração em Economia de Empresas abrange um conjunto de componentes curriculares definidos como disciplinas (obrigatórias e opcionais) e atividades acadêmicas, aos quais são atribuídos créditos e cuja integralização fará parte dos requisitos necessários à obtenção do diploma.

A. Disciplinas Obrigatórias

Código Disciplina Carga Horária Crédito(s)
 EFP7000 Matemática 16 1
 EFP7011 Estatística 32 2
 EFP7022 Econometria 32 2
EFP7144 Finanças Corporativas 48 3
EFP7255 Macroeconomia 48 3
EFP7277 Seminário de Pesquisa 16 1
EFP7311 Microeconomia 48 3
EFP7322 Estratégia Empresarial 32 2
EFP7333 Risco e Gerência de Investimentos 32 2
EFP7344 Engenharia Financeira 32 2
Total  336 21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

B. Disciplinas Optativas

Código Disciplinas* Carga Horária Crédito(s)
EFP7055 Economia Brasileira 16 1
EFP7066 Desenvolvimento Econômico Comparado  48 3
EFP7077 Comércio e Integração Internacional 48 3
EFP7088 Economia Regional 48 3
EFP7099 Economia do Nordeste e do Ceará 32 2
EFP7100 Orçamento e Finanças Públicas 32 2
EFP7111 Economia do Setor Público 48 3
 EFP7122 Tópicos Especiais I 16 1
EFP7177 Economia do Trabalho 32 2
EFP7188 Projeções Econômico-Financeiras 32 2
 EFP7199 Tópicos Especiais II 16 1
EFP7266 Contabilidade Gerencial 32 2
EFP7288 Economia Industrial 32 2
EFP7299 Tópicos Especiais I 32 2
EFP7300 Tecnologia e Competição 32 2
 EFP7377 Economia das Instituições 32 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Nem todas as disciplinas optativas são ofertadas anualmente.

C. Atividades Acadêmicas  Obrigatórias

Código Atividades Acadêmicas Carga Horária Crédito(s)
EFP0050 Qualificação 16 1
EFP0109 Proficiência 16 1
EFP0144 Estágio à Docência 64 4
EFP7999 Dissertação 96 6
Total 192 12

 

EMENTAS

Disciplinas Obrigatórias

Econometria
Análise de Regressão Simples. Análise de Regressão Múltipla. Violações das Hipóteses Básicas do Modelo de Regressão Múltipla. Regressão sobre Variáveis Dummy. Modelo de Equações Simultâneas. Estudos de Casos.

Engenharia Financeira
Juros. Regimes de Capitalização. Fluxos de Caixa. Equivalência de Fluxos de Caixa. Valor Atual e Custo de Oportunidade do Capital. Risco e Valor Atual. Métodos Alternativos ao Valor Atual.

Estatística
Estatística Descritiva. Noções de probabilidade. Variáveis Aleatórias. Esperança Matemática e Variância de uma V.A. Principais Distribuições de Probabilidade. Inferência Estatística. Teste de Hipóteses.

Estratégia Empresarial
Tecnologia: conceitos, trajetórias tecnológicas e estratégia; Estrutura de mercado e competição; Estratégias empresariais: conceitos e tipos de estratégias; Formulação de estratégias; Desenvolvendo vantagens competitivas: o Diamante de M. Porter.

Finanças Corporativas
Estrutura de capital das empresas. Decisão de financiamento. Análise da questão dos incentivos relacionada com a assimetria de informação. Estrutura de financiamento das empresas brasileiras.

Macroeconomia
Macroeconomia. As contas nacionais e o equilíbrio macroeconômico. As políticas monetária, fiscal e cambial: definição e eficácia. O gerenciamento das políticas econômicas na direção do equilíbrio interno e externo. A inflação. O crescimento econômico. Análise de conjuntura.

Matemática
Conceitos básicos de Derivada. Maximização não-condicionada. Maximização condicionada.

Microeconomia
Teoria do consumidor. Análise dos fundamentos da decisão dos compradores e suas implicações para o entendimento do comportamento da demanda de mercado. Teoria da Firma. Análise da firma conforme a hipótese de agente maximizador de lucro. Teoria dos Mercados. A firma em estruturas de mercado perfeitamente competitivo, oligopolístico e monopolístico. Conceitos da teoria dos jogos para análise do comportamento estratégico e de conflito entre as firmas. Imperfeições de mercado.

Risco e Gerência de Investimentos
Revisão de Matemática Financeira, Mercados Financeiros e Instrumentos Financeiros, Teorias de Carteira, Modelos de Apreçamento de Ativos, Eficiência de Mercado e Evidências Empíricas.

Seminário de Pesquisa
Fundamentos de Metodologia Científica, Técnicas de Pesquisas Científicas, Métodos de Investigação, Formulação de Hipóteses,  Normas Científicas, Normalização de Dissertações.

 

Disciplinas Optativas

Comércio e Integração Internacional

Contabilidade Gerencial
Conceitos Básicos. Resultado Econômico. Receitas. Custo de Oportunidade. Preço de Transferência. Sistemas de Custeio Padrão e Real. Métodos de Custeio. Sistemas de acumulação de Custos, Receitas e Despesas. Custos para Tomada de Decisão.

Desenvolvimento Econômico Comparado

Economia Brasileira
A evolução da Economia Brasileira. O modelo de substituição de importação da década de 70. A crise da dívida externa e a aceleração da inflação dos anos 80. A abertura e transformação estrutural da década de 90. O perfil atual da Economia Brasileira.

Economia das Instituições

Economia do Nordeste e do Ceará

Economia do Setor Público

Economia do Trabalho

Economia Industrial
Políticas Públicas e Organização Industrial. Mercados Contestáveis e Regulação. Política Econômica de Regulação, Política Antitruste, Desregulamentação e Privatização. Avaliação da Regulação e Privatização para o Caso Brasileiro.

Economia Regional

Orçamento e Finanças Públicas

Projeções Econômico-Financeiras

Tecnologia e Competição
Sistemas de produção e competitividade. Padrões de concorrência, fatores determinantes e mudanças estruturais. Competitividade na economia mundial. O processo de inovação tecnológica: paradigmas, trajetórias tecnológicas e a destruição criativa. P & D e crescimento econômico.

Tópicos I

Tópicos II

 

OBSERVAÇÃO: As ementas das disciplinas estão em processo de revisão.