Edital CAPES 47/2017 – Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE)

Data de publicação: 20 de dezembro de 2017. Categoria: Notícias

Encontra-se publicado o Edital 47/2017/CAPES de seleção de candidatos ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). A seleção interna, que ocorre no âmbito das coordenações dos programas de pós-graduação, acontece até o dia 09 de fevereiro de 2018. As inscrições na CAPES, realizadas pelos candidatos, ocorrerão no período de 19 de fevereiro a 23 de março do próximo ano.

O programa PDSE tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela CAPES. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

Além de oferecer oportunidades para atualização de conhecimentos e a incorporação de novos modos ou modelos de gestão da pesquisa por estudantes brasileiros, ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior e fortalecer os programas de cooperação e de intercâmbio entre instituições ou grupos de pesquisa brasileiros o PDSE tem também como objetivo específico a ampliação do acesso de doutorandos brasileiros a centros internacionais de excelência, bem como o auxílio no processo de internacionalização do ensino superior e da ciência, tecnologia e inovação brasileiras. Por fim, faz parte do escopo do programa proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Link para o Edital: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/11-12-2017-Edital-n-47-2017-Doutorado-Sanduiche-2017-2018.pdf

Mais informações e o calendário de atividades, acesse o Link http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=4561.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da CAPES – contato: pdse@capes.gov.br