CAEN tem pesquisa vencedora no VI Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar

Data de publicação: 6 de dezembro de 2016. Categoria: Notícias

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar – IESS, anunciou os vencedores da 6ª edição do Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar.

Entre os premiados, o aluno Wescley de Freitas Barbosa (Doutorado/CAEN-UFC) orientando do professor Ricardo Brito Soares (CAEN/UFC) e co-orientação da professora Kilvia Mesquita (UFC/Sobral) conquistou o 2º lugar da categoria Economia, com o trabalho: “Efeito da Coparticipação no Número de Consultas Médicas Eletivas em Modelos Dinâmicos de Contagem”.

O prêmio tem como objetivo promover a pesquisa e valorizar estudos com qualidade técnica e capacidade de contribuir para a evolução do setor de saúde suplementar.

A premiação acontece nesta terça-feira (6/12), a partir das 8h30, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

RESUMO do trabalho 2º colocado na Categoria Economia
Autor: Wescley de Freitas Barbosa (CAEN/UFC)

A busca  por  estratégias  que  forneçam  maior  grau  de  eficiência  na  utilização  de  cuidados médicos  consiste  em  uma  das  mais  importantes  preocupações  das  empresas  operadoras  de planos de saúde. Dada à representatividade deste mercado e as dificuldades enfrentadas, este trabalho  busca  analisar  a  distribuição  do  número  de  Consultas  Médicas  Eletivas  (CME), condicionada  às  características  dos  indivíduos,  aos  tipos  de  plano  de  saúde  e  aos  fatores inibidores de demanda. Especificamente, pretende-se identificar o efeito da coparticipação na quantidade de CME utilizando um modelo de contagem dinâmico longitudinal com condições iniciais. Essa metodologia pretende controlar idiossincrasias e de tal modo identificar o efeito da  coparticipação  de  forma  mais  precisa  que  o  verificado  em  modelos  estáticos.  Os  dados compreendem uma base de 82.557 indivíduos acompanhados por quatro anos. No tocante à taxa de coparticipação de 20%, em média, há uma redução de 7,15% no número de consultas por indivíduo/ano.

Link para o trabalho.

Veja aqui os vencedores da Edição 2016 do Prêmio