Vencedores do Prêmio BNB de Economia Regional

Data de publicação: 22 de julho de 2019. Categoria: Notícias

Anunciado dia 18 de julho, os vencedores do Prêmio BNB de Economia Regional  o qual fez parte da programação do XXIV Encontro Regional de Economia e do XXV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. O evento comemorou os 67 anos daquela instituição.

As relações entre os processos escolares eficazes e o desempenho de alunos de escolas públicas e os efeitos da seca no desempenho escolar nas escolas rurais foram os temas dos trabalhos acadêmicos vencedores do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, prêmio este que tem como objetivo estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva regional. Foram contemplados dissertações de mestrado e artigos científicos, todos trabalhos inéditos sobre temas relevantes para a economia regional.

Na categoria Artigo os vencedores seguem listados abaixo (Prêmio Werner Baer de Economia Regional):

1º Lugar
Título: Raindrops for Education: Drought Shocks and School Performance in Brazilian Rural Schools (Reflexões para a Educação: Choques e Desempenho Escolar em Escolas Rurais Brasileiras).
Autores: Danyelle Branco e José Gustavo Féres (Ipea)
2º Lugar
Título: Determinantes da Concentração Geográfica Industrial no Brasil.
Autores: André Luiz Ferreira e Silva (UFPA) e Marcelo Bentes Diniz (UFPA)
3º Lugar
Título: The Effects of the Child Labor Law in the Brazilian Northeast Region (Os Efeitos da Lei do Trabalho Infantil na Região Nordeste do Brasil).
Autores: Domingos Isaías Maia Amorim, Edward Martins Costa (UFC), Ahmad Saeed Khan (UFC), Francisco José Silva Tabosa (UFC) e Pablo Urano de Carvalho Castelar (UFC)

Na categoria Dissertação de Mestrado, os vencedores foram:

1º Lugar
Título: O Processo Importa: Relações entre Processos Escolares Eficazes e o Desempenho de Alunos de Escolas Públicas em Minas Gerais.
Autora: Ana Luíza Farage Silva (Faculdade de Ciências Econômica da Universidade Federal de Minas Gerais – Cedeplar)
2º Lugar
Título: Diferencial de Desempenho dos Estudantes no Enem: Uma Avaliação do Programa Escola de Tempo Integral da Rede Pública do Estado de Pernambuco no Período de 2009 a 2016.
Autor: Diego Palmiere Fernandes (UFPE – Centro Acadêmico do Agreste – PPGECON)
3º Lugar
Título: Local Development and Natural Disasters in Northeast Brazil: The Case of Droughts and Floods in State of Ceará (Desenvolvimento Local e Desastres Naturais no Nordeste do Brasil: O Caso das Secas e Inundações no Estado do Ceará).
Autor: Francisco Mário Viana Martins (UFC – Programa de Pós-Graduação em Economia)

Fonte: Sala de Imprensa do BNB – fone: 85 3299-3301 / 85 3299-3149