Seminário de Pesquisa n.º 07/2022

Data de publicação: 4 de novembro de 2022. Categoria: Notícias, Seminário, Seminário de Pesquisa

A coordenação de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Economia – CAEN convida a comunidade acadêmica para participar do Seminário de Pesquisa n.º 07/2022, intitulado “Homophily in Social Media and News Polarization”, a ser proferido por Luis Abreu e Doh-Shin Jeon (Toulouse School of Economics). O seminário acontecerá na terça-feira, dia 08 de novembro de 2022, às 16h, no auditório do CAEN.

Resumo:

Consideramos uma firma de mídia financiada por anúncios publicitários que escolhe o alinhamento ideológico de suas notícias e o distribui a consumidores que podem compartilhá-lo com seus seguidores em uma rede social. Depois de estudar como os incentivos de compartilhamento dos consumidores são afetados pelo alinhamento ideológico das notícias e pela distribuição de preferência ideológica de seus seguidores, estudamos a estratégia ótima da firma que maximiza a amplitude de compartilhamento da notícia e encontramos que quando a média (respectivamente, a variância) da posição ideológica dos seguidores é uma função convexa (respectivamente, côncava) da posição ideológica dos consumidores, a produção de conteúdo polarizado é favorecida.

Para acessar o trabalho na íntegra, acesse o link.

Dia: 08/11/22
Horário: 16h
Local: Auditório do CAEN (Av. da Universidade, 2762 – Prédio do CAEN – 1º andar – CH Área II – Campus do Benfica)