Português

Rede internacional de cientistas liderada pela UFC é selecionada em competição científica mundial para entender os impactos da Covid-19 na violência doméstica no Brasil e propor um plano de retomada pós-Covid

24 de março de 2021

O projeto conjunto interdisciplinar “Entendendo os Impactos da Covid-19 sobre a Violência Doméstica no Brasil“, liderado pelo Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC & Diretor do CEA/EIDEIA/UFC) foi aprovado pela SVRI (Sexual Violence Research Initiative), a maior rede mundial de pesquisa sobre violência contra mulheres e violência contra crianças, e receberá um financiamento de R$ 706.000,00.

O objetivo do projeto de pesquisa é avaliar o impacto da Covid-19 e as respostas associadas – incluindo medidas de saúde pública e a transferência de renda condicional de emergência – sobre a violência doméstica e familiar contra mulheres e crianças, bem como desenvolver diretrizes para um plano de retomada pós-Covid inclusivo em termos de gênero. O projeto está ligado a um estudo já em andamento, relacionado à temática da violência doméstica no Brasil e que trabalha com uma amostra grande (10.000 mulheres), representativa e longitudinal: a PCSVDF-Mulher (Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher). O novo projeto vai complementar a base de dados pré-existente com informações longitudinais coletadas em sete estados brasileiros, Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Pará.

O Prof. Carvalho se conectou ao Instituto Maria da Penha (IMP), ao Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), à Universidade Estadual do Ceará (UECE), à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), à Universidade de Essex (Inglaterra) e à Universidade de Gotemburgo (Suécia), e montou uma rede interinstitucional que trabalhará em conjunto. A equipe do projeto conta com Prof.ª Sonia Bhalotra – Universidade de Essex, Conceição de Maria – IMP, Prof. Diego de Maria – UFRN, Prof. Antônio Rodrigues Ferreira – UECE, Prof. Victor Hugo Oliveira – IPECE, e Prof. Joseph Vecci – Universidade de Gotemburgo, e traz conhecimentos científicos nas áreas de economia, econometria de avaliação de programas, criminometria, saúde pública, gênero, pesquisa de survey domiciliar, ética, violência doméstica e familiar contra mulheres e crianças, e políticas públicas.

De acordo com o Prof. Carvalho, “este é um projeto oportuno para abordar uma questão urgente, complexa e
globalmente desafiadora: como a Covid-19 impactou no comportamento doméstico de homens, mulheres e
crianças, e como produzir evidências científicas para contribuir para um plano de retomada pós-Covid 19 que integre uma perspectiva de gênero“.

Mais informações podem ser acessadas no release do projeto.

 

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho (josecarv@ufc.br)