Publicados novos textos da Série de Estudos Econômicos do CAEN

Data de publicação: 17 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

Após pausa em 2020, a Série de Estudos Econômicos do CAEN volta a publicar textos produzidos pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN/UFC) sobre temas da atualidade cujo propósito é motivar a leitura e incentivar a participação da comunidade acadêmica através de contribuições acerca de determinado objeto de estudo.

De julho e agosto de 2021, foram publicados os títulos abaixo os quais estão disponíveis para leitura.

SEEC-41 – Mercado de Automóveis: Análise da Disposição a Pagar dos Consumidores por Itens de Segurança, Freios ABS e Airbag.

Autores: Sérgio Aquino de Souza, Ramon Ricardo Aureliano Dal Castel

Resumo: Neste trabalho propõe-se calcular a disposição a pagar dos consumidores pelos itens Freios ABS e Airbag. O objetivo principal é comparar se o valor encontrado é condizente com o valor que seria cobrado pelos produtores, uma vez que, a partir de 2014, o governo passaria a exigir, por medidas de segurança, que tais itens deveriam estar presentes em todos os veículos vendidos no Brasil. Para calcular esta disposição a pagar, primeiramente é preciso estimar a demanda e, a partir desta, calcular as elasticidades, que servem como uma comprovação da qualidade do modelo estimado. Como metodologia para esta estimação, foi utilizado o modelo Nested Logit com dois níveis de escolha: primeiro entre o segmento de automóvel e, posteriormente, entre uma marca tradicional, ou não, no mercado. Ao encontrar parâmetros condizentes com o esperado e elasticidades que conseguiram representar bem o mercado, pode-se, então, com os parâmetros da demanda, calcular a disposição a pagar dos consumidores através
da diferenciação entre o excedente médio do consumidor antes e depois de considerar essa nova regulamentação. Para a disposição a pagar média dos consumidores pelos Freios ABS e o Air bag foi encontrado um valor de R$ 1.463,85. Esse valor não foge do que seria efetivamente cobrado (entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00), concluindo-se, portanto, que os consumidores auferem relativa importância à segurança dos automóveis, que o bem estar dos consumidores brasileiros se mantém inalterado e que a demanda não será comprometida com o aumento dos preços.

Palavras-chave: Mercado de automóveis, Nested Logit, Disposição a pagar pelo ABS e Air bag

SEEC-42 – Simulando Efeitos de Fusões sobre Equilíbrio de Preços: Um Estudo para o Mercado Brasileiro de Automóveis

Autores: Vitor Hugo Miro, Sérgio Aquino de Souza

Resumo: Este artigo apresenta uma análise de simulação de fusões no mercado brasileiro de automóveis. O objetivo central da análise é computar os efeitos de fusões no equilíbrio de preços. Os resultados do equilíbrio pós-fusão são simulados sob algumas suposições do lado da demanda e da oferta. Os resultados do exercício de simulação confirmam os aumentos esperados nos preços dos produtos. Este resultado é condizente com a expectativa de que as fusões implicariam em aumentos de preços de mercado e, sem ganhos de eficiência econômica, podem impor perdas para os consumidores.

Palavras-chave: Análise antitruste, simulação de fusões, Estimação de demanda, Nested Logit, Mercado brasileiro de Automóveis.