Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Economia

Área do conteúdo

Publicado o texto n.º 44 da Série de Estudos Econômicos do CAEN

Data de publicação: 2 de dezembro de 2021. Categoria: Série de Estudos Econômicos

A Série de Estudos Econômicos do CAEN publica textos produzidos pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN/UFC) sobre temas da atualidade cujo propósito é motivar a leitura e incentivar a participação da comunidade acadêmica através de contribuições acerca de determinado objeto de estudo.

Em dezembro de 2021, disponibilizamos o texto a seguir para leitura:

SEEC-44 – Análise da Sustentabilidade e dos Impactos Macroeconômicos da Política de Investimentos do Governo do Estado do Ceará

Autores: James Uchoa, Fabrizio Santos, Cristiano da Silva e Paulo Matos.

Resumo: Este trabalho consiste no mais amplo e recente estudo sobre a política de investimentos do Governo do Estado do Ceará, ente federativo (estadual) líder nacional desde 2016. Aborda-se um contexto sobre os investimentos públicos associados à situação fiscal do Governo em questão, a partir de duas reflexões fundamentais. A primeira sobre a gestão das contas públicas, o que inclui variáveis fluxo e estoque, de receitas, despesas e endividamento, para que se possa inferir sobre a sustentabilidade, ou seja, a continuidade robusta e resiliente da prática de avaliação de políticas públicas voltadas para investimentos, a ser conduzida ex ante, durante e ex post o investimento em si, o que sugere que sejam mensurados os impactos isolados desses investimentos em indicadores socioeconômicos ao longo do tempo, se possível com diferentes frequências.

Palavras-chave: Investimentos Públicos; Superávit Corrente Primário; Dívida; Operações de Crédito; Indicadores Socioeconômicos; Entes Federativos Subnacionais.

Acesse os demais títulos desta Série em: https://caen.ufc.br/pesquisa/serie-estudos-economicos/

Acessar Ir para o topo