Projeto de Pesquisa da União Européia sobre Economia da Educação tem participação do Professor do CAEN, José Raimundo Carvalho.

Data de publicação: 21 de setembro de 2012. Categoria: Notícias

O Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC – Pós-graduação em Economia) fará parte de um grupo europeu de pesquisadores, sob a coordenação internacional do Prof. Thierry Magnac (Toulouse School of Economics, France), que desenvolverá um projeto de pesquisa  “Modelos Estruturais Dinâmicos: Identificação e Estimação”, financiado pelo European Research Coucil (PROJECT – Dynamic Structural Models: Identification and Estimation, Nº ERCEA-AdG-2011-295298_DYSMOIA).

A pesquisa contemplará dois subprojetos no Ceará, coordenados por Carvalho: “Escolha universitária ou escolar: mecanismos de pareamento” e “Entrada nas universidades e estudos de graduação”. O primeiro subprojeto buscará entender os impactos exercidos pelos mecanismos de seleção em universidades brasileiras, Vestibular e SISU, tanto na estabilidade da relação aluno-curso quanto na promoção de escolhas de cursos que reflitam melhor as prioridades dos alunos. O segundo subprojeto tentará compreender o papel que fatores anteriores à entrada na universidade exercem na dinâmica acadêmica desenvolvida ao longo do curso; com ênfase nas redes de relações  desenvolvidas durante o ensino médio, bem como o próprio processo seletivo. Utilizando técnicas de estimação de modelos estruturais dinâmicos, os subprojetos contribuirão para uma melhor compreensão dos impactos dos processos seletivos utilizadas como acesso universitário no Brasil em termos de promoção de critérios meritocráticos e eficientes de escolha de alunos e acumulação de capital humano. As atividades de pesquisa terão duração de 5 (cinco) anos, com previsão de intercâmbio de pesquisadores, inclusive estudantes de pós-graduação, coleta de dados de survey, missões científicas (brasileiras e francesas) e consolidação de parcerias científicas internacionais. A participação de um professor da UFC em um grupo de nível mundial demonstra o crescimento da qualidade das pesquisas realizadas no âmbito da nossa universidade por seus professores/pesquisadores.