Pesquisadores do CAEN entre os vencedores do Prêmio CNI de Economia – 2016
Data de publicação: 29 de novembro de 2016. Categoria: NotíciasO aluno Hermelino Nepomuceno de Souza e o professor Maurício Benegas tiveram o artigo “Estimação não-paramétrica da taxa de utilização da capacidade instalada nos setores da indústria de transformação no Brasil” premiado na categoria Indústria Brasileira do Prêmio Anual de Economia da Confederação Nacional da Indústria – CNI.
Nesse trabalho os autores propõem uma metodologia alternativa de cálculo da taxa de utilização da capacidade instalada dos setores produtivos da indústria brasileira. Os resultados desse estudo possibilitam uma análise crítica do indicador elaborado pela CNI, que consiste em um termômetro do nível de intensidade da atividade industrial e consequentemente da economia.
A entrega dos prêmios será realizada na cerimônia de abertura do 44º Encontro Nacional de Economia, às 19h15 do dia 13 de dezembro, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon Cataratas em Foz do Iguaçu/PR.
Confira os premiados:
1º lugar
O Simples Nacional e as empresas industriais: uma análise de sobrevivência a partir dos microdados da RAIS
• Otavio Canozzi Conceição (PUCRS), Maurício Vitorino Saraiva (PUCRS), Adelar Fochezatto (PUCRS) e Marco Tulio Aniceto França (PUCRS)
2º lugar
Estimação não-paramétrica da taxa de utilização da capacidade instalada nos setores da indústria de transformação no Brasil
• Hermelino Nepomuceno de Souza (CAEN/UFC) e Maurício Benegas (CAEN/UFC)
3º lugar
Labor pooling como fator de aglomeração: evidências para o Nordeste no período 2005-2010
• Edilberto Tiago de Almeida (PPGECON/UFPE) e Roberta de Moraes Rocha (UFPE/CAA)
Menção honrosa
Variação da produtividade e seus transbordamentos intersetoriais: uma análise da economia brasileira
• Mariana Camarin Gazonato (UFSCar) e Maria Aparecida Silva Oliveira (UFSCar)