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Novo texto da Série Estudos Econômicos – CAEN está disponível para leitura

4 de dezembro de 2018

Novo número da Série de Estudos Econômicos do CAEN foi lançado e está disponível para leitura. Seguem link e resumo abaixo.

Nº 32 – Impactos Distributivos do Projeto Jovem de Futuro
Autores: Sandra Valéria de Araújo Macedo; Ricardo Brito Soares

Resumo:

O Projeto Jovem de Futuro foi desenvolvido pelo Instituto Unibanco, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, como uma intervenção público-privada, que tem por objetivo aumentar a proficiência dos alunos e reduzir a evasão escolar nas escolas públicas estaduais que ofertam o ensino médio regular. Com foco em um modelo de gestão escolar por resultados (GEpR), o projeto incorpora conhecimento científico e um plano experimental propício para avaliação de impacto, o que tem sido geralmente atestado e ressaltado em estudos
do próprio grupo de avaliação do programa (Barros (2012), Barros (2016)) e de outros pesquisadores ((Silva (2010), Ferreira (2014), Tekeuki (2014), Rosa (2015) e Finamor (2017)). Além de contribuir com uma revisão de literatura sobre os efeitos deste importante projeto, este estudo investiga impactos distributivos nas notas de Português e Matemática (SPAECE) dos alunos que participaram e foram acompanhados no segundo ciclo de implementação (2013 – 2015) nas escolas públicas estaduais do Ceará, onde foram sorteadas 123 escolas beneficiadas, e 25 para controle. De posse das microinformações dos alunos, e utilizando modelos de efeito de tratamento quantílico não-condicionados de Firpo et al (2009), este estudo constatou efeitos diferenciados nos alunos e nas disciplinas. Enquanto o efeito na prova de português foi maior para alunos de quantis mais baixos, na prova de matemática ocorreu o inverso.

Abstract:

This paper aims to evaluate the Project “Jovem de Futuro” (“Youth of the Future”), an educational intervention developed by the Unibanco Institute, a Brazilian private foundation, in partnership with the State Secretariats of Education of Brazil. This public-private initiative was designed to increase high school students’ proficiency and reduce dropout rate in public state schools. By focusing on a school results-based management model (SRBM), the project incorporates scientific knowledge and an experimental plan that is conducive to assess impact, which has been attested by the program evaluation group itself (Barros (2012), Barros (2016)) and highlighted in different studies (Silva (2010), Ferreira (2014), Tekenki (2014), Rosa (2015) and Finamor (2017)). This paper contributes to the literature, not only by reviewing previous assessment literature of the project, but also by providing a case study research, specific for the state of Ceara, where 148 schools participated of a randomized control experiment on its second cycle of implementation (2013-2015). The study investigates the distributive impacts on Portuguese and Mathematics scores of students from schools assigned to the control and treatment groups on 1st and 3rd grades in standardized tests (SPAECE1). Managing data at the individual level and running unconditioned quantile models, as developed by Firpo (2007), this article shows that the treatment effect of the program on Portuguese outcomes was higher for students in the lower quantiles of the distribution, while, on Mathematics, the greater impact
occurred in higher quantiles.

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