Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Economia

Área do conteúdo

Regime Didático

1. A área de especialização do MPE-CAEN é de Economia de Empresas. O mestre em economia, categoria profissional, com especialização em Economia de Empresas, será um profissional capaz analisar e solucionar os mais diversos problemas econômicos-financeiros de uma empresa moderna. Análise de cenários macroeconômicos, estudo de demanda de mercados, estudo de condições ótimas de oferta de produtos, definição de estratégias ótimas de fixação de preços em diferentes tipos de mercado, definição de estratégias de competição, análise do mercado de trabalho, definição do mix ideal de financiamento da empresa, análise de projetos de investimentos, definição de estratégias de investimentos, etc., são algumas das atividades que ele poderá desempenhar na empresa. Será portanto um profissional habilitado a exercer cargos de gerência ou direção nas mais diversas categorias de empresas que atuam no mercado.

2. Para obter o grau de Mestre em Economia, categoria profissional, o aluno precisa:

  • Cursar, no mínimo, 24 créditos (cada crédito corresponde a 15 horas-aulas).
  • Elaborar e defender dissertação dentro de sua área de especialização ( a dissertação corresponde a 6 créditos). Os professores orientadores terão que ter título de Doutor ou PhD.
  • Completar os créditos exigidos com um IAG (Índice de Aproveitamento Global) igual ou superior a 7 (sete) e ter frequência mínima de 75% em cada disciplina. O IAG é definido como a média aritmética ponderada dos pontos obtidos nas diversas disciplinas, servindo como ponderação os créditos respectivos das mesmas. Cada disciplina será pontuada em uma escala de 0 a 10.

3 . Dos 24 créditos exigidos, 12 corresponde as disciplinas obrigatórias e 12 corresponde as disciplinas eletivas. As disciplinas eletivas são agrupadas na área de especialização do programa.

4. As aulas serão ministradas as Terças, Quartas e Quintas, de 19:00 as 22:00, em blocos semestrais, durante o período Mar/2005 – Jun/2006. O prazo máximo para a realização do mestrado será de 24 meses (incluindo a defesa da dissertação). O programa possuirá uma carga horária total de 450 hs., equivalente a 30 créditos.

Acessar Ir para o topo