Data de publicação: 26 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará e a Fundação Konrad Adenauer organizarão, nos dias 25 e 26 de novembro de 2020, o “I Seminário sobre Políticas Públicas baseadas em Evidências no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro: Construindo Pontes entre Universidades, Polícias, Tribunais e Gestões Públicas”.

O Seminário inaugura um espaço de discussão científica e de políticas públicas no Brasil sobre o movimento evidence based no Sistema de Justiça Criminal: segurança pública, justiça criminal e execução penal ou prisional. Segundo o Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC), idealizador e presidente da Comissão Científica do evento, “a gestão do sistema de justiça criminal no Brasil possui inúmeros desafios (alta prevalência de violência interpessoal, homicídio e feminicídio, expressivo tráfico de drogas & armas e contrabando, sensação de insegurança em espaços públicos e privados, corrupção endêmica, morosidade judicial, desigualdade de acesso à justiça, significativa reincidência criminal, desestruturação do sistema prisional, exígua re-socialização do egresso, entre outros) e apesar dos avanços nesses últimos vinte anos, a política pública na área continua a prescindir de uma abordagem metodológica mais rigorosa, baseada em evidências e que adote políticas, práticas e programas comprovadamente eficazes em estudos de avaliação anteriores, geralmente rigorosos estudos randomizados controlados (RCTs) ou quase-experimentos de alta qualidade.”

“Nesse sentido, a importância dada à coleta e sistematização da evidência científica, à abordagem multi e interdisciplinar (criminologia, sociologia, psicologia, geografia, economia, arquitetura, epidemiologia, ciências da computação, ciências jurídicas, estatística, matemática, engenharia e biologia, entre outras), ao uso de metodologias de avaliação de contrafactuais, à busca por validade, reprodutibilidade e replicabilidade, e à sinergia advinda da colaboração entre cientistas, pesquisadores, policiais, juízes, promotores, defensores públicos, agentes penitenciários e gestores definem esse novo paradigma científico” continua o Prof. Carvalho. O Seminário será totalmente realizado na modalidade online, via plataforma Zoom. A programação conta com 12 (doze) apresentações, incluindo uma Sessão Especial com o Prof. Spencer Chainey, Jill Dando Institute of Security and Crime Science, University College London, United Kingdom. Todas as apresentações terão tradução simultânea Português/Inglês e Inglês/Português.

O Seminário é voltado a cientistas, pesquisadores, professores universitários, policiais, juízes, promotores, defensores públicos, agentes penitenciários, gestores públicos da área de justiça criminal, técnicos de organismos internacionais e nacionais, estudantes de graduação e pós-graduação em áreas correlatas aos temas do seminário entre outros. “Conseguimos aglutinar uma amostra dos melhores cientistas, pesquisadores e profissionais do Brasil, Europa e Estados Unidos para colaborarmos com o desenvolvimento científico da justiça criminal brasileira. A Universidade Federal do Ceará mais uma vez cumpre seu papel de vanguarda científica no país ao desenvolver, apoiar e co-executar o evento”, conclui o Prof. Carvalho.

Para mais informações, acesse o site da Fundação Konrad Adenauer e a programação do evento.

Para realizar sua inscrição, acesse a página de inscrições.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho (e-mail: josecarv@ufc.br)