Disponível para leitura novo texto da Série Estudos Econômicos – CAEN

Data de publicação: 24 de setembro de 2018. Categoria: Notícias, Sem categoria

O texto “A influência da educação na reeleição dos prefeitos cearenses no ano de 2012” da autoria de Ana Patrícia Pierre Lima (TCE-CE), Francisco Antônio Sousa de Araújo (Doutorando CAEN/UFC) e Paulo de Melo Jorge Neto (CAEN/UFC) encontra-se à disposição da comunidade acadêmica no link  https://caen.ufc.br/wp-content/uploads/2018/10/seec-t29.pdf.

Resumo:

A educação é direito de todos e dever do Estado e da família segundo a Constituição Federal de 1988. Como os prefeitos dos municípios brasileiros são os principais responsáveis pela educação primária pública, esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a qualidade da educação pública municipal, através das notas do IDEB, e a probabilidade de reeleição dos prefeitos cearenses na eleição de 2012. A possibilidade de um viés de seleção estar presente implicou na escolha do método de Heckman (1979) como ferramenta para análise. Como principal resultado, verificou-se que a qualidade da educação não afetou a probabilidade de reeleição dos prefeitos. Outro resultado que chamou atenção foi o impacto dos gastos per capita em educação se considerados apenas os dois últimos anos de mandato do chefe do executivo local, podendo indicar que os eleitores só enxergam políticas de curto prazo. Por fim, merece destaque o fato de quanto maior o número de vezes que as contas municipais foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas Municipais do estado, maior também foi a probabilidade de reeleição do incumbente.