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Programa de Pós-Graduação em Economia

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CGPR: Semana gLOCAL de Avaliação 2024

Data de publicação: 4 de junho de 2024. Categoria: CGPR, Notícias

O Centro de Gestão para Resultados (CGPR) da UFC convida a comunidade acadêmica para participar da Semana gLOCAL de Avaliação 2024 que acontecerá de 3 a 7 de junho. O evento é realizado anualmente e é promovido pela Global Evaluation Initiative (GEI), rede global de organizações e especialistas que apoiam o fortalecimento da monitoração e avaliação de políticas públicas de países em desenvolvimento.

A equipe do CGPR e seus parceiros – Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) da UFC; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES) da USP-RP; Associação para a Formação do Caráter Cariri (AFCC) e a Creche Maria Hilda, em Missão Velha no Ceará; Centro de Educação Infantil (CEI) Claudete de Oliveira da Vera Cruz; Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Secretária Municipal de Educação (SME) de Fortaleza por meio da Coordenadoria de Educação Infantil (COEI); Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV); Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) – têm o prazer em convidar para as discussões sobre os temas envolvendo o desenho, a implementação, o monitoramento e a avaliação de programas e políticas públicas.

Neste sentido, preparou-se uma semana para discutir e apresentar alguns projetos, políticas e programas, por exemplo, o Programa de Parentalidade Positiva com foco no desenvolvimento de linguagem, o Sistema de Monitoramento da Educação Infantil, o Monitoramento e a Avaliação dos ambientes de aprendizagens na Educação Infantil, as Medidas de Qualidade para a Educação Infantil e os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, os resultados de Políticas Educacionais (Educação Infantil e ICMS Educacional) e dos Incentivos Fiscais administrados pela Sudene.

Ressalta-se que para garantir seu certificado, é necessário realizar a inscrição no evento e preencher o formulário de presença que será disponibilizado durante as transmissões.

Confira a programação:

  • SEGUNDA (03/06/24) 

“Monitoramento e Avaliação dos Ambientes e Aprendizagens na Educação Infantil no Ceará”

Horário: 14h-15h

Descrição: O evento será uma mesa redonda focada no “Monitoramento e Avaliação dos Ambientes e Aprendizagens na Educação Infantil no Ceará”. Reunirá profissionais de diferentes áreas diretamente envolvidos na educação infantil de uma Unidade Educacional na zona rural de Missão Velha, Ceará. Composta por assistente social, pesquisadora, professora da educação infantil, coordenadora pedagógica e representante da Associação responsável pela UE, a mesa promete ser um espaço de reflexão e compartilhamento de experiências. A Unidade Educacional, conhecida como Creche do Sítio, atende crianças de 2 a 6 anos e é mantida em parceria com a Associação para Formação de Caráter do Cariri (AFCC) desde 2019. Desde 2022, a UE tem uma parceria com o Centro de Gestão para Resultados da Universidade Federal do Ceará (CGPR/UFC), um grupo de pesquisa que monitora e avalia a Educação Infantil por meio de diversas medidas.

Link da inscrição:
https://www.globalevaluationinitiative.org/pt-br/event/monitoramento-e-avaliacao-dos-ambientes-e-aprendizagens-na-educacao-infantil-no-ceara

“Desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de parentalidade com foco no desenvolvimento da linguagem de crianças no Brasil”

Horário: 14h-15h

Descrição: O evento busca apresentar um desenho, além de avaliar os resultados de curto prazo de um projeto de parentalidade positiva denominado Pais e Cuidadores são Construtores de Cérebros, que tem por objetivo promover e solidificar interações responsivas de modo a impulsionar o desenvolvimento integral das crianças ainda na primeira infância (entre 0 a 6 anos), por ser uma fase sensível capaz de impactar em bons resultados ao longo da vida de uma criança.

Link da inscrição:

https://www.globalevaluationinitiative.org/pt-br/event/desenvolvimento-implementacao-e-avaliacao-de-um-programa-de-parentalidade-com-foco-no

  • TERÇA-FEIRA (04/06/24)

“Medidas de qualidade para a educação infantil: a importância de monitoramento para garantia dos direitos das crianças”

Horário: 09h-10h

Descrição: O evento aborda a importância do monitoramento para garantir a qualidade da educação infantil, destacando parcerias com a SEDUC-CE para colaborar com os municípios cearenses. Serão apresentadas a Escala de Avaliação dos Ambientes de Aprendizagem na Primeira Infância (EAPI) e o Instrumento das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI), focando respectivamente em insumos e processos, e em resultados. A EAPI avalia a qualidade dos ambientes e experiências na Educação Infantil, enquanto o INAPI coleta informações sobre as aprendizagens nessa etapa crucial.
Link da inscrição:

https://www.globalevaluationinitiative.org/node/63591

“O uso da escala de avaliação dos ambientes dedicados à primeira infância (EAPI)”

Horário: 09h-10h

Descrição: O evento foca na apresentação e discussão das experiências dos diferentes envolvidos no uso da Escala de Avaliação dos Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância (EAPI). Este instrumento é crucial para avaliar a qualidade dos ambientes e experiências na Educação Infantil (EI). Além do observador que preenche os instrumentos, o processo de aplicação da EAPI envolve diversos atores, como coordenadores de campo, formadores de observadores, professoras, diretoras das unidades educacionais, gestores municipais e/ou estaduais de educação, entre outros. Serão abordadas questões como as medidas de qualidade na educação infantil, as observações no campo, a capacitação necessária e a pessoa por trás da aplicação da EAPI.

Link da inscrição: https://www.globalevaluationinitiative.org/pt-br/event/o-uso-da-escala-de-avaliacao-dos-ambientes-dedicados-primeira-infancia-eapi

Avaliação e mudança transformacional na Educação Infantil: o caso do município de Fortaleza-CE”

Horário: 14h-15h

Descrição: Este evento celebra e analisa a evolução da Educação Infantil no município de Fortaleza-CE destacando a busca pela qualidade baseada em evidências, a importância da parceria estratégica e da avaliação para a política pública educacional do município. A SME apresentará seus esforços para promover uma Educação Infantil de qualidade, incluindo a construção do Sistema de Avaliação. O LEPES, por sua vez, demonstrará seu papel no fomento de políticas públicas, examinando como as três ondas de avaliação com uso da EAPI têm impactado positivamente na Rede, consequentemente, nas escolas e comunidades do município.

Link da inscrição: https://www.globalevaluationinitiative.org/pt-br/event/avaliacao-e-mudanca-transformacional-na-educacao-infantil-o-caso-do-municipio-de

  • QUARTA-FEIRA (05/06/24)

“Avaliação de políticas públicas: análises dos incentivos fiscais sob a gestão da Sudene”

Horário: 14h-16h

Descrição: A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) visa o desenvolvimento local e a redução das desigualdades intra e inter-regionais e, para isto, conta como um dos seus instrumentos os incentivos fiscais de redução do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) administrado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Diante disso, este evento busca apresentar evidências sobre os incentivos fiscais em termos de desenho (marco lógico e teoria da mudança) da política, eficiência das empresas incentivadas, e, impactos sobre o emprego nas empresas incentivadas e nos municípios que possuem empresas incentivadas.

Link da inscrição: https://www.globalevaluationinitiative.org/pt-br/event/avaliacao-de-politicas-publicas-analises-dos-incentivos-fiscais-sob-gestao-da-sudene

  • QUINTA-FEIRA (06/06/24)

“Os parâmetros nacionais de qualidade para educação infantil como garantia de direitos para além do acesso”

Horário: 14h-16h

Descrição: O documento de Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI) visa assegurar, além do direito ao acesso às creches e pré-escolas, oportunidades de aprendizagem com qualidade para os bebês e crianças em todo o território brasileiro. Para isto, faz-se necessário que os gestores escolares, bem como pais e os demais profissionais da educação infantil, se apropriem de métricas de qualidade por meio de indicadores gerados pelo PNQEI, os quais devem ser utilizados e respondidos pela comunidade escolar por meio de uma autoavaliação, combinado a ambição da métrica com o realismo da educação infantil em sua pluralidade. Dessa forma, o seminário vai apresentar os resultados da consulta sobre o PNQEI e a importância deste instrumento para avaliar a qualidade da Educação Infantil. Esperamos com isso, transformar o contexto da primeira etapa da educação básica em garantia de direitos e em mais oportunidades de aprendizagem. Para isto, vamos contar com especialistas e a mediação de pesquisadores. E os participantes podem enviar perguntas e comentários à discussão.

Link da inscrição: https://www.globalevaluationinitiative.org/node/63598

  • SEXTA-FEIRA (07/06/24)

“Avaliação de políticas educacionais no âmbito da parceria Sudene e UFC”

Horário: 14h-16h

Descrição: A UFC e a SUDENE firmaram parceria para execução de um projeto para avaliar o impacto da cota-parte municipal do ICMS nos resultados educacionais e também para realizar análises sobre Oferta, Demanda e Medidas de Qualidade da Educação Infantil. Os resultados desta parceria contribuíram com as discussões do Novo Fundeb e do PNE 2014-2024.

Link da inscrição: https://www.globalevaluationinitiative.org/node/63282

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