CEA aprova plano focado em transdisciplinaridade, internacionalização competitiva e meritocracia acadêmica

Data de publicação: 20 de outubro de 2021. Categoria: CEA/EIDEIA, Notícias

O Conselho Deliberativo do Colégio de Estudos Avançados (CEA/EIDEIA) aprovou nessa quarta-feira, 20/10/2021, seu plano estratégico para o período 2021 – 2024. O documento bilíngue “CEA/EIDEIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2021 – 2024” surge para atender à necessidade de prover sustentação metodológica e científica ao CEA/EIDEIA, pensar a área de planejamento e gestão estratégicos, possibilitando a tomada de decisões com base nas melhores experiências de institutos de estudos avançados no Brasil e no exterior. O documento é o resultado de seis meses de um esforço intelectual inédito com a participação efetiva de 20 cientistas nacionais e internacionais de várias áreas e profissionais internos e externos a UFC reunidos no “Comitê Técnico-Científico CEA/EIDEIA/UFC PDI 2021 – 2024. A iniciativa inédita de construção desse planejamento estratégico foi o primeiro passo da nova diretoria do CEA/EIDEIA, composta pelo Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN) e pelo Prof. Aldo Ângelo Lima (FAMED), diretor e vice respectivamente, e contou com o apoio decisivo do Prof. João César Mota, Diretor da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA/UFC).

De acordo com o Plano Estratégico, a missão fundamental do CEA/EIDEIA é a de promover e desenvolver projetos de pesquisa científica interdisciplinar avançados na Universidade Federal do Ceará através de ações executadas por um grupo de cientistas diverso e inclusivo e que impliquem: a cooperação interinstitucional e internacional; o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico; e a valorização cultural da Universidade e da sociedade brasileira, no interesse de entregar produtos executáveis à sociedade para fins de promover não somente reflexões temáticas mas especialmente usos imediatos como soluções para problemas complexos, atuais e futuros. São definidos precisamente 5 objetivos: 1) Otimizar parcerias, convênios e consórcios relacionados à ciência, pesquisa e inovação; 2) Aprimorar a formação interdisciplinar dos discentes de graduação e pós-graduação da UFC; 3) Desenvolver no CEA/EIDEIA Programas de Pesquisa Interdisciplinar; 4) Internacionalizar o CEA/EIDEIA; e 5) Construir a resiliência e a sustentabilidade orçamentária, financeira, gestora e administrativa do CEA/EIDEIA. Esses objetivos se desdobram em 25 ações, várias inovadoras.

Segundo o Prof. José Raimundo, “Para se fomentar e desenvolver efetivamente e de maneira sustentável pesquisas transdisciplinares e avançar na análise e na compreensão de ‘problemas complexos’ sociais, econômicos e ambientais e atender, de fato, as reais necessidades da sociedade, é preciso ousar e quebrar paradigmas, dentro e fora da universidade. E isso está sendo feito de maneira objetiva, institucional, participativa e ‘para a UFC’. Estamos prontos para ousar, sustentados somente pela qualidade da nossa proposta científica, pelo nosso trabalho e pelo apoio da gestão superior da UFC, acima de oportunismos ou arrivismos … em prol do universal pelo regional.

Assista à entrevista com o diretor do CEA, Prof. José Raimundo Carvalho:

O Planejamento Estratégico 2021-2024 do CEA/EIDEIA será disponibilizado em breve no site do CEA (www.cea.ufc.br).

Para mais informações, acesse a notícia no site da UFC.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, diretor do CEA – e-mail: josecarv@ufc.br