Artigo de pesquisadores da UFC foi aceito em Encontro Latino Americano de Econometria – LAMES 2016

Data de publicação: 30 de agosto de 2016. Categoria: Notícias

O artigo “Peer Effects and Academic Performance in Higher Education – A Regression Discontinuity Design Approach” do ex-aluno de doutorado do CAEN/UFC (defesa em maio/2016) Diego de Maria Andre (atualmente professor da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisador do LECO/CAEN/UFC) e do professor José Raimundo Carvalho (LECO/CAEN/UFC) foi aceito no Encontro Latino da Sociedade de Econometria (LAMES 2016). O LAMES 2016 é um dos encontros mundiais mais importantes da área de econometria e ocorrerá nos dias 10 a 12 de novembro de 2016, em Medelín – Colômbia.

Utilizando microdados da Universidade Federal do Ceará (UFC), um modelo de regressão descontínua (RDD) foi proposto para estimar uma equação de rendimento acadêmico dos estudantes da UFC e averiguar a influência da composição da turma (peer effects). O mecanismo de entrada na UFC produz um “experimento natural” que se traduz em um desenho de regressão descontínua. Para um dado curso, aqueles estudantes que entram no final do ranking da turma que inicia o curso no primeiro semestre formam um grupo (tratamento) comparável àqueles que se classificam no topo da turma que somente iniciará o curso no segundo semestre (controle). Enquanto no grupo de tratamento os tratados competem com alunos com notas de ingresso superiores às suas, no grupo de controle se dá exatamente o contrário.

Foi estimado um modelo multi-tratamento e mostrado que os alunos do grupo de tratamento têm rendimento acadêmico (IRA) 2% menor do que alunos que pertenciam ao grupo de controle. Essas estimativas deram suporte inicial à conjectura de que a competição exercida pelos melhores alunos é contra produtiva para alunos com menores notas de ingresso na universidade. Os resultados da pesquisa são inéditos em termos de investigação de peer effects na América Latina e contribuem para o debate sobre o comportamento, a um nível mais detalhado, dos estudantes em universidade brasileiras.

Vale salientar que o artigo aceito é derivado da tese do ex-aluno Diego de Maria, orientada pelo professor José Raimundo Carvalho. Isso demonstra a contínua melhoria da produção acadêmica e aumento da inserção científica internacional da UFC, em especial, da sua pós-graduação em economia CAEN/UFC.

Fonte: Professor José Raimundo Carvalho
Curso de Pós-Graduação em Economia – CAEN- fone: 85 3366 7751