Português

Artigo de pesquisadores da UFC e de Universidade Holandesa é publicado em periódico internacional

9 de setembro de 2016

Evaluating Strategies for Honey Value Chains in Brazil using a Value Chain Structure-Conduct-Performance (SCP) Framework” (Avaliando Estratégias para a Cadeia de Valor do Mel no Brasil utilizando a composição de cadeia de valor Estrutura-Conduta-Desempenho (SCP)) é o título do artigo publicado pelo grupo de pesquisadores: HUGO FIGUEIREDO (Deptº Contabilidade/FEAAC/UFC), MIRANDA MEUWISSEN (WASS/WUR), JAIR DO AMARAL FILHO (DTE/CAEN/FEAAC/UFC) e ALFONS OUDE LANSINK (WASS/WUR) para o International Food and Agribusiness Management Review (IFAMR), publicação da International Food and Agribusiness Management Association (IFAMA).

Acesse o artigo

Resumo:
Organizações desenvolvidas têm usado a análise de cadeia de valor para definir intervenções para o mercado de mel nos principais países exportadores como o Brasil. No entanto o impacto das intervenções tem sido pouco claros.
O objetivo do texto é analisar três fluxos da cadeia de valor do mel no Brasil, selecionado por um múltiplo estudo de caso entre os anos de 2007 a 2011. Utilizando a cadeia de valor Structure-Conduct-Performance(SCP), estratégias bem sucedidas são identificadas pela comparação de desempenho dos fluxos. Em seguida, os resultados dessas comparações são validados através de questionários com especialistas. Entendendo as estratégias dos fluxos atuais, as condições da estrutura local e fomentando estratégias bem alinhadas encontra-se a chave para o sucesso dos investidores.