Apresentação

A experiência adquirida pelo Curso de Mestrado em Economia – CAEN da UFC, seja no campo da formação pós-graduada, evidenciada na proporção de especialistas e mestres, seja no campo da pesquisa sócioeconômica, demonstra claramente a sua fidelidade aos objetivos inicialmente definidos e que, até hoje, ainda permanecem válidos.

Verifica-se, no entanto, a necessidade urgente de formação de pessoal com nível mais elevado de qualificação e com melhores condições teóricas e técnicas para analisar e propor soluções para os problemas prementes que a sociedade brasileira e nordestina experimentam. Por outro lado, ao longo de sua existência, o CAEN teve condições de formar um corpo docente com qualificação em níveis de doutorado e pós-doutorado (tanto no Brasil quanto no exterior), com reconhecimento perante a comunidade científica constituindo-se uma massa crítica que capacita a instituição a assumir um programa de Doutorado em Economia. Apesar da atual crise institucional da educação superior brasileira, o CAEN vem desenvolvendo estudos e pesquisas do mais alto nível, voltadas, em especial, para a problemática regional, conforme atesta a produção científica institucional.

Cabe salientar, também, que a carreira do magistério superior vem exigindo qualificação cada vez maior dos docentes em decorrência das exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Na área de Economia as oportunidades para treinamento em nível de doutorado ainda são bastante restritas, pois existem poucos cursos de doutorado no país. No caso específico das regiões Norte e Nordeste o quadro ainda é mais grave, porque apenas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece curso de pós-graduação a esse nível.

Baseadas nessas circunstâncias as instituições nacionais envolvidas com as áreas de pesquisa e pós-graduação têm demonstrado crescente interesse no sentido de estimular a criação de cursos de doutorado naquelas instituições onde as condições para sua criação já existam. A Universidade Federal do Ceará, consciente dessa realidade e dessa necessidade, tem desenvolvido esforços constantes no sentido de gerar as condições para a expansão da pós-graduação através da criação de cursos de doutorado, estando o Curso de Doutorado em Economia dentre as suas prioridades.

Vale ressaltar que, tendo em vista a diversidade e complexidade dos problemas sócioeconômicos enfrentados pelo Brasil e pela região Nordeste, a estrutura acadêmica a ser adotada pelo Curso de Doutorado em Economia da UFC fundamenta-se na concepção original do CAEN, explicitada na introdução desse documento. Isto virá possibilitar (como já vem sendo feito) a formação de docentes e pesquisadores de alto nível que poderão responder, por um lado, às necessidades de melhoria da finalidade do ensino e da pesquisa nas Universidades do país, e por outro lado, às possibilidades de ampliar a qualificação de profissionais que poderão atuar nos mais diferentes campos da economia, tanto no setor público quanto no setor privado. Assim sendo, o Curso de Doutorado procurará, a partir da sua estrutura acadêmica, garantir a formação de seus participantes no campo da Economia, no mais elevado nível acadêmico, dotando-os de um instrumental científico e metodológico para a geração de novos conhecimentos, assim como de uma visão crítica dos fenômenos econômicos e sociais contemporâneos.