Colégio de Estudos Avançados da UFC (CEA/EIDEIA) liderará rede nacional transdisciplinar inédita para avaliar o impacto da COVID-19 no comportamento humano

Data de publicação: 25 de abril de 2022. Categoria: CEA/EIDEIA

O projeto intitulado “O Impacto da COVID-19 sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Brasil: Uma Abordagem Transdisciplinar Integrando Ciências da Saúde, Exatas, Humanas, Sociais e Engenharias“, liderado e coordenado pelo Prof. José Raimundo Carvalho (CEA/EIDEIA e CAEN/UFC), foi aprovado pela CAPES na Seleção Emergencial V – Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias (Edital CAPES n.º 12/2021).

O referido edital objetivava: 1) fomentar pesquisas acadêmico-científicas sobre questões emergenciais, de abrangência nacional, que surgiram ou se agravaram diante do contexto pandêmico; 2) formar recursos humanos por meio de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no âmbito dos Programas de Pós-Gradução (PPGs) de diferentes macrorregiões brasileiras; 3) induzir a cooperação acadêmica entre PPGs para a realização de projetos interdisciplinares com abrangência nacional; 4) promover a acessibilidade e transferência de conhecimentos à sociedade com a sistematização de dados nas diversas áreas temáticas do edital, que venham subsidiar ou fortalecer políticas públicas correlatas com os impactos da pandemia da COVID-19, entre outras.

Mais de 160 grupos de pesquisa nacionais enviaram propostas, e apenas 40 foram selecionados. A UFC irá lidar uma rede transdisciplinar composta de 9 pós-graduações brasileiras e uma ONG, a saber: Universidade Federal do Ceará (PPG Economia e PPG Engenharia de Teleinformática), Universidade Federal do Pará (PPG Engenharia Elétrica e PPG Ciência da Computação), UniCEUB – Centro Universitário de Brasília (PPG Direito), Universidade de São Paulo (PPG Economia) e Universidade Federal de Goiás (PPG Sociologia), Universidade Estadual do Ceará (PPG Saúde Coletiva), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPG Economia) e Instituto Maria da Penha. O projeto terá uma duração de 48 meses, e já inicia com um orçamento federal para financiar suas atividades, bem como 10 bolsas para contratar pesquisadores(as): 4 bolsas de mestrado, 3 bolsas de doutorado e 3 bolsas de pós-doutorado.

Segundo o Prof. José Raimundo, “A dinâmica da violência contra a mulher advinda do impacto interdisciplinar da COVID-19 e medidas sanitárias, legais e de transferência de renda ainda não foi rigorosamente compreendida e nem avaliada no Brasil. Resolver esse déficit científico é urgente para a estratégia nacional de retomada socioeconômica pós-pandemia. Avaliar e entender o impacto da COVID-19 na violência doméstica é um ‘problema complexo’ social, econômico, tecnológico e de saúde pública com implicações no comportamento humano em toda a sua gama de crenças, saberes, interações socioeconômicas e relações com a natureza e com as instituições. Qualquer tentativa de responder a essa questão demandará uma equipe inter e transdisciplinar. Ademais, deve haver um foco para fazer com que as descobertas científicas possam ser úteis, tornando-se programas, intervenções ou ‘tecnologias sociais’ para subsidiar um plano de retomada pós-pandemia que seja sensível às desigualdades de gênero estruturais e históricas.”

“Para o sucesso da implementação da nossa proposta de pesquisa é fundamental a criação e desenvolvimento de uma rede de pesquisa transdisciplinar. O escopo multidisciplinar do nosso grupo trará uma capacidade de investigação científica transdisciplinar inédita para o país. Essas PPGs serão abrigadas pelo Colégio de Estudos Avançados da UFC (CEA/EIDEIA), centro de pesquisa multidisciplinar da UFC que nos propiciará um suporte institucional fundamental”, finaliza o coordenador do projeto.

Para acessar o release divulgado pelo Prof. José Raimundo, clique aqui.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho (josecarv@ufc.br)