Artigo inédito modela o efeito comportamental da epidemia de vírus Zika no Brasil

Data de publicação: 9 de março de 2017. Categoria: Notícias

O professor José Raimundo Carvalho (CAEN/Universidade Federal do Ceará e LECO/CAEN/UFC), juntamente com os professores Climent Quintana-Domeque (University of Oxford e IZA) e Victor Hugo de Oliveira (IPECE, UNIFOR e LECO/CAEN/UFC) publicaram na prestigiada série Discussion Paper series – IZA Institute of Labor Economics o manuscrito “Zika Virus Prevalence, Correlates and Preventive Behaviors: New Evidence from Survey Data” (IZA DP No. 10591). O manuscrito é a primeira investigação a modelar o efeito comportamental da recente epidemia de vírus Zika no Brasil, ocorrida em 2015.

As autoridades sanitárias brasileiras recomendaram que as gestantes tomassem precauções meticulosas para evitar picadas de mosquitos e usassem métodos anticoncepcionais para adiar/evitar a gravidez. Neste artigo, os autores apresentam estimativas inéditas sobre a prevalência do vírus Zika, e seus efeitos nos comportamentos preventivos das mulheres no Nordeste do Brasil, onde o surto iniciou. Usando dados inéditos coletados entre 30 de março e 3 de junho de 2016 através da pesquisa PCSVDFMulher constatou-se que mulheres com maior nível de instrução têm menor probabilidade de relatar sofrer de Zika (ou seus sintomas) e são mais propensas a evitar a gravidez nos últimos 12 meses, bem como são melhor informadas sobre a associação entre Zika e microcefalia. Além disso, mulheres mais instruídas são mais propensas a seguir medidas preventivas contra o vírus Zika, como: vestir roupas compridas e claras, passar repelentes de mosquitos ou inseticidas, usar telas de proteção contra mosquitos, entre outros.

O IZA Institute of Labor Economics (Bonn, Alemanha) é um instituto independente de pesquisa econômica que conduz pesquisas em economia do trabalho e oferece orientação baseada em evidências sobre questões de mercado de trabalho. O IZA congrega uma das maiores redes de economistas do mundo, cuja pesquisa visa dar respostas aos desafios globais do mercado de trabalho contemporâneo.

Link para artigo

Conheça o IZA Institute of Labor Economics